Radiografias Digitais

Radiografias digitais representam um grande diferencial no diagnóstico em nossa clínica

A radiografia, seja ela digital ou analógica, faz parte de uso rotineiro do cirurgião-dentista de todas as especialidades. Estas radiografias tem como objetivo, chegar a um diagnóstico correto e preciso, juntamente ao exame clínico, para um tratamento odontológico ideal ao que o paciente precisa. Existem vários tipos de radiografias e as mais comuns vistas em consultório odontológico são as tais “panorâmicas” e as “periapicais”. Geralmente quando vimos estas radiografias, nos perguntamos: “mas qual a diferença?” A diferença entre estas duas radiografias é a quantidade e a qualidade das estruturas anatômicas que podemos observar. Para a realização de um tratamento restaurador, por exemplo, preferimos utilizar uma periapical (aquela pequena), já quando nos deparamos a um tratamento ortodôntico, preferimos uma panorâmica (a que conseguimos ver a boca toda.). Além de conseguirmos obter informações sobre a saúde dentaria, é possível estimar uma idade óssea de crianças e ainda planejar como os dentes podem cresce.

Hoje, com o avanço da tecnologia, a radiologia ganhou um importante facilitador para os dentistas também. As radiografias digitais, “reveladas” no computador podem nos mostrar com mais precisão e mais facilidade de trabalhar no dia a dia, diminuindo o tempo de trabalho sobre o filme radiográfico, nos permitindo um mais foco sobre o paciente em si. Além disso, essa tecnologia nos permite diminuir o tempo de exposição do paciente e do cirurgião-dentista aos raios-x, tornando o exame um procedimento com menos riscos a saúde.

Por tudo isso, a radiografia é tão importante e presente na vida dos dentistas. Sem elas, seria praticamente impossível realizar um tratamento odontológico eficaz.